Inovação

 

“A introdução no mercado de novos processos, a exploração de novos mercados ou a introdução de novas formas organizacionais no mercado” (SCHUMPETER, 1982,  apud SOUZA, 20101). Uma inovação é a criação ou implementação de uma nova alternativa, a qual agrega maior valor quando avaliada por determinados critérios  (NORMAN 20072). “Inovação é a realização de novas combinações de recursos materiais, humanos, organizacionais e conhecimentos, com objetivo de criar novos produtos, serviços e/ou processos, a fim de gerar valor econômico adicional, apropriável por agentes privados ou pela sociedade” (QUADROS, 2008). “Inovação é o processo de transformar oportunidade em novas ideias e colocá-las amplamente em prática” (TIDD; BESSANT, 20183).
“Inovação é um produto ou processo (ou uma combinação deles) novo ou melhorado, que difere de forma significativa dos produtos ou processos anteriores oferecidos por um provedor (*) e que tenha sido colocado à disposição de usuários potenciais (no caso de produto) ou esteja sendo usado pelo provedor (no caso de processo).

(*): utilizamos na tradução o termo provedor, pois consideramos que é mais apropriado do que a tradução literal no termo em inglês “unit”.

O manual de Oslo indica que “unit” descreve o ator responsável pela inovação. Que este termo se refere a qualquer unidade institucional de qualquer setor, incluindo famílias e seus membros.

OECD/Eurostat (2018), Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg. https://doi.org/10.1787/9789264304604-en

NotasDescrição
1SOUZA, 2010SOUZA, M. C. Método de mapeamento de tecnologia considerando a estratégia technology push e adoção de parcerias. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo. 2010.
2NORMAN 2007NORMAN, Alfred L. Informational society: An economic theory of discovery, invention and innovation. Springer Science & Business Media, 2007.
3TIDD; BESSANT, 2018TIDD, J.; BESSANT, J. R. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. John Wiley & Sons. 2018.

 

« Back to Glossary Index